A avaliação criteriosa do risco de viés é indispensável para garantir a qualidade e a confiabilidade das conclusões derivadas de revisões sistemáticas. Você sabe como essa avaliação deve ser realizada?
Vieses podem ser definidos como erros sistemáticos em estudos científicos que causam distorções nos resultados. Essas distorções comprometem a validade interna dos estudos, afetando diretamente a confiabilidade das conclusões que podemos tirar deles. A identificação e avaliação do risco de viés é, portanto, uma etapa crítica em qualquer revisão sistemática, conforme orientado pelo manual da Cochrane.
Para avaliar o risco de viés em um estudo, devemos sempre realizar uma leitura atenta do seu relato. Isso envolve uma avaliação crítica da metodologia utilizada e dos resultados obtidos. Essa leitura pode ser guiada e complementada pelo uso de ferramentas de avaliação de risco de viés. Tais ferramentas são importantes porque indicam os aspectos mais relevantes a serem considerados em um estudo e estruturam a avaliação do risco de viés de maneira mais sistemática.
É importante notar que diferentes tipos de estudos estão propensos a diferentes vieses. Assim, existem ferramentas específicas para avaliar o risco de viés em cada tipo de delineamento de estudo, e, em revisões sistemáticas que incluem uma variedade de delineamentos, pode ser necessário o uso de mais de uma ferramenta de avaliação. Sempre devemos dar preferência a ferramentas validadas e desenvolvidas especificamente para a avaliação do risco de viés. Ferramentas que avaliam a qualidade do relato, como CONSORT, STROBE e PRISMA, não são adequadas para essa finalidade.
Abaixo estão listadas algumas das ferramentas mais recomendadas para avaliar o risco de viés nos principais delineamentos de estudos incluídos em revisões sistemáticas:
- RoB 2.0: ensaios clínicos randomizados
- ROBINS-I: estudos de intervenção não randomizados
- QUADAS-2: estudos de acurácia diagnóstica
- Newcastle Ottawa Scale: estudos de etiologia, estudos caso-controle
Outros delineamentos podem ser avaliados com as diferentes ferramentas do Joanna Briggs Institute.
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